quinta-feira, 1 de maio de 2014

André Parente




André de Souza Parente nasceu em Sabinopolis 1957. Artista visual, pesquisador e professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em 1991 fundou o núcle de tecnologia da imagem, com foco no cinema, artes visuais e novas midias. Seus trabalhos tranzitam entre videos, fotografia, video instalação e intalações interativas.
Sua presença é marcante, tendo realizado exposições individuais e coletivas no Brasil, França, México, Alemanha, Suecia, Espanha entre outros paizes. E “coleciona” titulos e premiações do Brasil e do mundo. Além disso tem uma série de livros sobre cinema, estetica e novas midias, entre eles citam: Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual (1993); Sobre o cinema do simulacro. Cinema existencial, cinema estrutural e cinema brasileiro contemporâneo (1998); O virtual e o hipertextual (1999); Narrativa e modernidade. O cinema não–narrativo do pós-guerra (2000); Tramas da rede Novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação (2005); Cinema et Narrativité (2005), 


Sua obra:

O interesse de Parente pela questão da imagem tem início nos anos 1970 quando o artista ingressa na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, cursando oficinas de cinema, fotografia e gravura. Entre os anos 1975 e 1978 realiza uma série de filmes em super 8 e, influenciado pelo grupo de pioneiros em vídeo-arte, desenvolve seus primeiros vídeos em parceria com Letícia Parente, seja como modelo, câmera ou co-autor. No final dos anos 1970, Parente ingressa na Cooperativa dos Realizadores Cinematográficos Autônomos (Corsina), da qual participavam além de Lygia Pape e Arthur Omar, vários outros cineastas que estavam preocupados com o cinema experimental.





Andre Parentes é um questionador do espaço e do tempo, suas obras levam o telespectador a questionar sua própria realidade.


FILMES:


A Morte da Galinha em Sabinopolis (1976, Super-8, 18 minutos)
Documentário narrado, na primeira pessoa, da Festa de Nossa Senhora da Aparecida, na cidade em que o artista nasceu e que ele estava revisitando pela primeira vez. 

Escola de artes visuais do Parque Lage, 1978

Galeria Crêdimus, 1976

Mau-á (1977, Super-8, 16 minutos)
Grupo de amigos viajam de LCD em Mauá. Entre o grupo, está o cantor Cazuza e o próprio diretor do filme.

Escola de artes visuais do Parque Lage, 1977
Galeria Crêdimus, 1978

Canoa Quebrada (1978, Super-8, 22 minutos)
Documentário sobre a cidade de pescadores do litoral do Ceará.
Galeria Crêdimus, 1976

Fome (1978, Super-8, 2,30 minutos)
Do alto de um prédio da Cinelândia vemos, em plano fixo, a palavra FOME, escrita com milho, em letras de dois metros de altura. Os pombos comem o milho se dispersam. 

Dança das cadeiras (2007, DV, 1,45 Minutos, em parceria com Katia Maciel)
Um casal anda em círculos em torno de duas cadeiras. Progressivamente as cadeiras vão sendo jogadas para fora da cena, mas o casal continua andando em círculos.


fotografia e edição: Lucas Parente
produção: N-imagem 



PRINCIPAIS LIVROS:

Parente, André (org.) Preparações e tarefas . São Paulo, Paço das Artes (no prelo)

Parente, André. Cinema et Narrativité. Paris, L’Harmattan, 2005.

Parente, André. Tramas da Rede. Novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Editora Sulina, 2004.

Parente, André e Maciel, Kátia. Redes Sensoriais: arte, ciência e tecnologia. Editora Conta Capa, 2003

Parente, André. Narrativa e modernidade. O cinema não–narrativo do pós-guerra. Editora Papirus, 2000.

Parente, André. O virtual e o hipertextual. Editora Pazulin, 1999.

Parente, André. Sobre o cinema do simulacro. Cinema existencial, cinema estrutural e cinema brasileiro contemporâneo. Editora Pazulin, 1998.

Parente, André. Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Editora 34, 1993.

Parente, André e Nagib, Lúcia. Ozu: O Extraordinário Cineasta do Cotidiano. Marcos Zero, 1990.



PRINCIPAIS EXPOSICÕES:

Individuais

André Parente e Chico Filho: Exposição de Monotipias, Fotos, Filmes (Super 8) e Arte Ambiental na Galeria de Arte Crédimus, Fortaleza-CE, 1978.

Situacão Cinema: exposição de videos, instalações e instalações interativas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, outubro a dezembro de 2007. 

Entre-Margens. Alpendre, Fortaleza. Exposição com 2 instalações e videos, 2008.



COLETIVAS INTERNACIONAIS:


Hyper, relações eletro-digitais. Santander Cultural, Porto Alegre, 2004.

Em Tempo Sem Tempo. Paço das Artes, São Paulo, 2005.

Brasil Digital - @rt Outsider. Maison Europeenne de la Photographie, 2005.

Interconnect: between attention and immersion. ZKM, Alemanha, 2006

Filmes de Artistas. Oi Futuro, Rio de Janeiro, 2007

Por um fio. Paço das Artes, 2007

Tecknô n. 5. Oi Futuro, Rio de Janeiro, 2007

Paisagens - Vídeos Brasileiros. Reina Sofia, 2007.




Sites consultados:

http://www.pos.eco.ufrj.br/docentes/prof_aparente.html

www.facebook.com/andre.parente?fref=photo

http://www.cibercultura.org.br/tikiwiki/tiki-index.php?page=Andr%C3%A9+Parente

4 comentários:

  1. Realmente um currículo vasto e digno de uma pesquisa para conhecê-lo melhor. Gostei.

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  2. Um artista que ganhou muitas premiacoes, e fez exposições em vários países, de currículo tão rico, e que suas obras levam o expectador a questionar a sua própria realidade, fiquei um pouco intrigada e curiosa para saber mais.

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  3. Acho interessante a maneira como o artista ingressou no cinema experimental, com parcerias e seus pequenos filmes feitos em super 8, atuando, dirigindo e coordenando.

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  4. Já conhecia alguns trabalhos do Parente.Gosto da sua forma de expressão,de como utiliza a arte agregada a tecnologia;Adorei revê-lo aqui!

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