sexta-feira, 9 de maio de 2014

Josely Carvalho




Nascida em São Paulo,  Josely Maria Sounis Carvalho de Oliveira (1942 - ) é artista plástica que agrega o hibridismo e o transitório, junto às novas tecnologias. Em sua vasta obra já trabalhou com gravura, pintura, poesia, vídeo-som, livro-arte, fotografia, instalação e web art.
Graduada em 1967 pela Escola de Arquitetura da Washington University, St. Louis, dedicou-se nos anos 70 à serigrafia, organizando eventos públicos nos Estados Unidos, México e Brasil. Em 1980/1990 inicia trabalhos com utilização de meios eletrônicos e digitais da época.

Ganhadora de inúmeras bolsas e prêmios internacionais (Estados Unidos e Itália) e com exposições conjuntas e solo (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, México) sua importância se deve acima de tudo pela sua interpretação plural de mundo, ao explorar e criar com os mais diversos materiais (vidro, papéis, madeiras, tijolos, recicláveis, tecnológicos) obras de arte reflexivas e sensoriais.






Em 1994 a artista foi convidada por Marcello Glycério de Freitas, diretor do projeto de arte no Metrô, a ornamentar a estação do Armênia, do Metrô de São Paulo. Partindo da ideia de ponte cultural entre Brasil e Armênia, ela decidiu simbolizar a mistura de culturas através de um pássaro.

Na instalação foi usado barro, espelho d’água, paisagismo e vidro jateado.

Vista de fora

Artista e obra ao fundo


Book of Roofs (Livro das Telhas), sua obra mais importante, é um projeto de mídia/ instalação de livro escultural conceitual, que consistia uma instalação de video usando um caminhão de 3.000 telhas de barro, dispostos em padrões circulares. Hoje, com site interativo¹, a obra explora uma montagem interativa, com narrativa não-linear e associações históricas, memórias individuais e coletivas.


Desde 1976 a artista vive em Nova York, porém mantém um ateliê no Rio de Janeiro.

A artista também possui uma página no Youtube para divulgação de seus trabalhos, porém totalmente em inglês.

¹ Book of Roofs <http://www.bookofroofs.com/>

Referencias Bibliográficas:

2 comentários:

  1. Uma artista extraordinária pois tem habilidades de trabalhar com variados tipos de materiais,a sua obra do metrô ,é muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Excelente!! A artista trabalha com vários materiais e com várias possibilidades,adorei, tem um pluralismo incrível!

    ResponderExcluir