domingo, 4 de maio de 2014

Paulo Laurentiz
  



Paulo Laurentiz nasceu em São Paulo, em 1953, e faleceu em 1991. 
Graduou-se em Artes pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Fez Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Doutorado pela mesma instituição com a tese "A Holarquia do Pensamento Art
ístico". Lecionava desde 1988 no Instituto de Artes da Unicamp, em cursos de pós-graduação. Enquanto artista-produtor, reunia diversas participações: Diversões Eletrônicas e A Trama do Gosto, trabalhos em SSTV, Fundação Bienal, São Paulo, 1988; Intercities e City Portraits e Impromptu, eventos internacionais, trabalhos em fac-símile, 1988-1990. 
Foi importante articulador de acontecimentos na área de arte/tecnologia, além de ter sido também um dos primeiros a teorizaram sobre esse assunto no Brasil (seu livro/tese A Holarquia do Pensamento Artístico é hoje um clássico na área). 
Esteve à frente de alguns dos mais importantes eventos na área de arte-comunicação:

Diversões Eletrônicas e A Trama do Gosto, trabalhos em SSTV, Fundação Bienal, São Paulo, 1988; Intercities e City Portraits e Impromptu, eventos internacionais, trabalhos em fac-símile, 1988-1990; 21ª Bienal Internacional de São Paulo, instalação multimídia, 1991 (com o grupo *.*). Das exposições individuais destacam-se Sacadas, fotomontagens, no MIS, São Paulo, 1982; Horizontown Horizontao, instalação, Centro Cultural São Paulo, 1986; e Instalações Elétricas, no MIS, São Paulo, 1988.


Link da Holarquia do Pensamento Artístico, de Paulo Laurentiz:

3 comentários:

  1. Gostei dele achei ele bem criativo e irreverente!!! Inclusive este foi um dos artistas que postei.

    ResponderExcluir
  2. Mais um artista da arte e tecnologia, que gostei, muito bom conhecer seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  3. Interessante..não conhecia seus trabalhos.

    ResponderExcluir