domingo, 27 de abril de 2014

Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho


Nasceu em 2 de setembro de 1960 em São Paulo, o quarto de sete filhos.

É conhecido na América do Sul por ser um dos principais compositores da música pop brasileira. Mas fora, também já expôs trabalhos em artes plásticas.  Fez poesia, performances e intervenções em outros meios desde 1980.

Situa-se entre os autores contemporâneos de maior expressão e é ainda ativo e claramente influenciado pelas vanguardas do modernismo, o concretismo principalmente. 

Após 1992, ele muda o curso de sua poesia e começa a experimentar uma nova forma de literatura, feita no computador e destinada a ser lida na tela do aparelho de televisão. É mais um passo na direção de uma arte multimídia, capaz de combinar todas as artes anteriores perfeitamente.

Antunes defende a liberdade da poesia e das formas lingüísticas de expressão atuais, pois para ele quanto mais se mistura mídias e criatividade mais os sentidos se interligam enriquecendo as interpretações.
 O uso intenso de figuras de linguagem, fato que confere à sua obra um caráter essencialmente lúdico.

A semelhança entre o que Arnaldo Antunes faz em suas obras e o que o hipertexto (termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons) pretende, não pode ser negada. Arnaldo Antunes é um poeta ligado ao visual, e o hipertexto possibilita que o autor explore mais sua criatividade nesse campo. As palavras e imagens se completam, se opõem, se interpenetram, deixando ao leitor apenas pistas de significação.

"Antes e Após"




















"Cromossomos"




















"Mãos"



















Utilizando recursos de computação gráfica e de vídeo, ele lança, em 1993, uma seleção de trinta impressionantes videopoemas, que combina letras animadas com cores mutantes, imagens tomadas por câmeras de vídeo, oralização e música. 

"NOME." 1993



Fontes: Enciclopédia Itau Cultural Arte e Tecnologia

4 comentários:

  1. Legal a forma que ele brinca com as palavras e cada uma liga a outra de forma significativa. Uma mensagem curta porem rica para a nossa imaginação. Arnaldo Antunes é mais conhecido por sua música, que por sinal tem muito a ver com os trabalhos acima citados.

    ResponderExcluir
  2. Arnaldo Antunes Brinca com as palavras, elas brotam e intrelaçam poesias, músicas, imagens, ruídos, explorando contornos, tamanho e cores, ele extrai vitalidade do que faz.

    ResponderExcluir
  3. A sintônia que ele tem nas palavras e poemas ao compor suas obras deixa claro uma sensibilidade impar, que demonstra muito além do que conhecemos dele como cantor e músico.

    ResponderExcluir
  4. Este é um artista que gosto muito, apesar de ter conhecido essa ano, o uso que ele faz da palavra é incrível, tanto na sua música, nas performances, na arte visual, e etc. já que é um artista plural.

    ResponderExcluir