domingo, 27 de abril de 2014

Artur Matuck



Um dos maiores pioneiros em arte comunicação no Brasil, Artur Matuck (1949), nasceu em São Paulo. É formado em artes pela ECA/USP e pós graduado em artes visuais em San Diego, pela Universidade da Califórnia. 

Exerce no Brasil, EUA, Canadá e Europa em diversas áreas como professor,pesquisador, escritor, artistas plástico, diretor de vídeo, performer, produtor de eventos de artes e recentemente, como filosofo da comunicação contemporânea e organizador de simpósios - reuniões para debater determinados assuntos - internacionais.
 
A motivação de suas obras tem inspiração ecológica. Em 1977, fez um vídeo chamado Emanatio-Profanatio, referente ao sacrificio de bezerros por um fazendeiro do Estados de Wisconsin  (EUA), movido por razões políticas. Ainda em 1977, Brahminicide mostra o processo tecnológico de matanças de porcos na cidade de Iowa (EUA).

No Brasil, em 1984, inicia sua carreira universitária assumindo a disciplina de multimídia e Intermídia no Departamento de Artes Plásticas na ECA. Atua ainda como professor orientador nos programas de pós- graduação Ciências da Comunicação e em Estética e Historia da Arte, pela USP.

Em 1991, desenvolveu o projeto Reflux ( projeto mundial de telecomunicação e arte).
Participou da 17ª Bienal Internacional de São Paulo, no qual apresentou viodeoinstalação Alpha Centauri Stelo Binara em 1983, a partir desse periodo suas produções artisticas foram produzidas nas Bienais de São Paulo em 1983;1987;1989;1991 e 2002.
 
Atualmente desenvolve pesquisa sobre as formas híbridos de criação textual co-autorada entre agentes humanos e sistemas computacionais.Contudo, elabora projetos de arte telemediática – Projeto Perforum, 1999-2001 e Projeto Interpresença, 2002 – propondo eventos de videocomunicação entre diversos países.



ALPHA CENTUARIO STELLO BINARA - BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO 1983
Sistema de transmissão de 12 monitores formando um circulo, apresentando-se em posição de um álbum; onde são exibidos 3 programas pré-gravados, cada um transmitindo simultaneamente para quatro monitores do circulo; Espaço lúdico composto de 6 monitores, 6 câmeras, 6 gravadores-reprodutores de video e 3 espelhos, permitindo participação do publico na criação de imagens; Sistema de holografias composto de 4 hologramas planos e 1 holograma circular produzidos em colaboração com Fernando Eugênio Catta-Preta; Sistema de som composto de 12 amplificadores, 6 gravadores e 24 caixas acústicas veiculando composições de Carlos Kater.



DISTRADO - MEGGAAN OBSERVES AN HUMAN
Um extraterrestre de Megga relata sua tentativa de se aproximar de um ser humano na Terra. A criação e produção da video-narrativa Distrado-Meggaan Observa um Humano obedeceu a critérios exclusivamente artísticos. Distrado aponta para um questionamento da vigilância e da supervisão do individuo na sociedade contemporânea. A principal tensão revelada na obra ocorre na consciência do personagem-narrador, um alienígena que ao aproximar-se de um ser humano vacila diante deste contacto. O extraterrestre revela-se como um personagem tele-dominado controlado por uma autoridade distante capaz de injetar-lhe ordens.




Instalação em áudio e vídeo. Transcrição de imagens do vídeo Distrado-Meggaan Observa um Humano através de uma tv de varredura lenta. A trilha sonora realizada por Chris Koenisberg interferia nas imagens de ficção científica.

Recentemente, houve um trabalho na USP, dirigido por Artur Matuck, A Arte Como Pratica espiritual. Uma oficina que propôs a experiência em um santuário ecológico em São Paulo, que obteve uma serie de atividades com o contato com elementos da natureza (rios, cachoeiras, trilhas e praias). O artista orientou está oficina através de uma equipe acadêmica ligados pela USP, como pratica espiritual, proporcionando a relação do universo interior, abrangendo diferentes formas de expressão.


A Casa do Índio - Litoral Norte de São Paulo 
Artur Matuck,2014.

VIDEOS:

DISTRADO - MEGGAAN OBSERVES AN HUMAN 1989
http://www.colabor.art.br/arturmatuck/portfolio/video/distrado.php

RISK MACHHINES - 2002

6 comentários:

  1. DISTRADO - MEGGAAN OBSERVES AN HUMAN me causou arrepios .. mas gostei da modificação da imagem e da voz a medida que a ação foi acontecendo. Gostei mais do ultimo trabalho citado que em parceria co a USP realizou uma oficina utilizando o espaço da natureza, deve ter sido demais.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de saber que esse artista faz arte com inspirações ecológicas, como no trabalho que fez na USP, utilizando a arte como prática espiritual, sobre ALPHA CENTUARIO STELLO BINARA , deve ter sido muito legal O público participar das criações das imagens.

    ResponderExcluir
  3. Um trabalho interessante e uma carreira brilhante . Na obra DISTRADO - MEGGAAN OBSERVES AN HUMAN , a narrativa diz ; que o extraterrestre revela-se como um personagem tele-dominado controlado por uma autoridade distante capaz de injetar-lhe ordens.
    Fica a minha pergunta : Não seria isso que os meios de comunicação, mídias sociais e aplicativos praticam com a grande maioria dos seus usuários e telespectadores atualmente??????.

    ResponderExcluir
  4. Foi meu professor na FAAP em 1984. O mais fértil momento em minha construção cultural. Matuck, você é inesquecível! Minhas realizações no ramo de rádio, TV e eventos foram fortemente calcadas nas experiências que tive,ao participar de suas aulas e conversas de bastidores. Forte Abraço. Fique SEMPRE bem!

    ResponderExcluir