domingo, 27 de abril de 2014

Otávio Donasci


Otávio Donasci nasceu em São Paulo, em 1952. É graduado e mestre em artes plásticas.
Durante a década de 1970 trabalhou com  espetáculos multimídia e cenografia, da qual foi premiado APCA E Mambembe. Em seguida passa a trabalhar com videoarte e espetáculos interativos e seu trabalho é reconhecido internacionalmente.
As videocriaturas são um marco no seu trabalho, trata-se de criar híbridos, metade gente metade máquina, onde monitores de TV eram colocados presos encima de um ator coberto por panos pretos. Na tela era transmitido ao vivo apresentações, pessoas recitando monólogos e interagindo uma máquina com a outra. Para a realização o artista usa equipamentos domésticos e improvisos.

"A proposta para as videocriaturas é simples e precisa. Trata-se de amplias os recursos expressivos do ato com a incorporação da linguagem dos meios visuais"

Além das videocriaturas ele realiza performances multimídia fazendo uso de telões, onde a pessoa projetada fica atrás do telão para dar a impressão, num momento específico, que ela está saindo, tornando-se 3D e palpável. Como vemos abaixo, que reúne os trabalhos realizados pelo artista:












4 comentários:

  1. Achei interessante a forma que ele utiliza máquina e o homem. Se percebi bem o vídeo mostra diferentes apresentações em diferentes lugares trazendo a mensagem de que a tecnologia é capaz de camuflar a ação do homem. A pessoa encoberta com tecido preto pode significar ausência de conteúdo, o que vale mesmo é o que esta sendo projetada.

    Por: Eliude Marques

    ResponderExcluir
  2. Interessante a videocriatura,metade gente metade máquina e a interação da maquina com a outra, tudo muito tecnológico porém com a presença humana.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o trabalho , a video criatura é uma obra que deixa claro o como estamos interados com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  4. Que muito louco, até engraçado, mas que nos faz refletir demais. Como o ser humano esta incorporado com a máquina, e nos faz ter inúmeros pensamentos, alguns bons, outros alarmantes, como a possibilidade da máquina, no caso a tv, estar expressando o ser humano, ou substituindo suas expressões. Apesar de ser simples o significado que ele coloca.

    ResponderExcluir