domingo, 20 de abril de 2014

Waldemar Cordeiro (1925-1973)


Este artista nascido na Itália, teve formação artística lá antes de vir para o Brasil, já que era filho de uma italiana com um brasileiro. Era um homem completamente politizado e esteve ligado ao partido comunista durante toda a sua vida.
Começou seu trabalho artístico como caricaturista no jornal Petirosso e aqui no Brasil, passa a trabalhar no Jornal da Manhã como jornalista e crítico de artes. Ainda na década de 1940 tem a oportunidade de juntar-se ao artista Bassaro Vaccarini para pintar os murais de Santa Rita na igreja Bom Jesus do Brás, em São Paulo.
Cordeiro tem então a arte como atividade em tempo integral, ao longo de seus estudos passa a ter uma produção abstrata e começa a participar de exposições e mostras. Começa a trabalhar com paisagismo, tendo ainda aberto seu escritório Jardins de vanguarda.
Era conhecido e respeitado entre os artista paulistanos e defendia como essencial ao artista possuir fundamentação teórica, ou seja, ter conhecimento histórico e crítico, além de ser politizado. 
Tendo isto em mente, foi um dos estudioso do construtivismo e da Gestalt, fazendo uso delas em sua produção.
Durante a década de 1960 passa a ter interesse por arte cinética e pop arte e, com o acesso a computadores logo em seguida, vai aderindo seus estudos e obras à estes novos meios e estéticas como referência ou base de produção.
Assim, podemos ver pela cronologia de sua obra a influência da história e o momento histórico que vivia quando cada uma foi criada e sua evolução.

1947

Movimento-1951

Estudo-1952

Aqui podemos ver referência do construtivismo, onde produziu estudos para trabalhos posteriores.

Massa sem indivíduo-1964

Grau 0 derivada de uma imagem-1969

A mulher que não é B.B.-1971

Esta imagem mostra seu trabalho no auge, quando o uso do computador já era parte do processamento de imagem e a combinação binária e dígitos permitia este resultado.


Esta foto é considerada uma raridade e retrata um de seus trabalhos como paisagista, nela podemos ver mais uma vez a influência construtivista que tanto defendia. 


O trabalho de Waldemar Cordeiro foi de grande importância para o estudo de arte eletrônica no Brasil, e seus estudos foram realizados com o apoio de professores pesquisadores e universidades como USP e UNICAMP.

2 comentários:

  1. Gostei das fotos que foram trabalhadas no computador... o impressão que eu tenho é que ele transformou uma imagem como se ampliasse e com isso ver as partículas que formam um todo... não sei se essa foi a ideia... Vendo essas obras percebi uma influência do Kandinsky talvez ele tenha estudado um pouco sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Um artista que deixa muito claro a sua afinidade com o construtivismo, e sempre fundamenta a sua obra no conhecimento histórico, teórico e crítico em cada obra.

    ResponderExcluir